Como funciona o ar-condicionado?

Piso-Termico-Piso-Aquecido-Aquecimento-de-Ambientes-Calefacao-Homogenea
O ar-condicionado é um equipamento presente na maioria das residências do nosso país. Pode ser utilizado tanto para resfriar quanto para aquecer um ambiente.

Os novos modelos são também conhecidos como split ou ar-condicionado de parede. Os ares-condicionados de parede tem o motor instalado totalmente na parte externa.

Já os ares-condicionados de janelas são compostos por um único equipamento que é instalado no buraco das paredes.

Justamente por isso também existem diferentes tipos de ares-condicionados, alguns que apenas aquecem e outros que aquecem e resfriam os ambientes, o que interfere diretamente no seu preço.

Quando o ar-condicionado possui as duas funcionalidades, diz-se que ele tem o ciclo reverso, pois além de resfriar tem o recurso do aquecimento.

Muitos confundem o reverso com o inverter. Assim queremos destacar a diferença desses dois itens.

Reverso: ar-condicionado que oferece os dois ciclos – frio e quente.
Inverter: atingir a temperatura deseja de forma mais rápida e mantêm constante, com pouca oscilação de energia.

O ar-condicionado pode oferecer apenas um desses recursos, ou ambos.

Contudo é importante entender que o recurso de inverter funciona apenas no processo de refrigeração do ambiente.

Embora os aparelhos de ciclo reverso possam aquecer os ambientes, os ares-condicionados não são os equipamentos mais indicados para serem usados nas estações frias, pois o aquecimento gerado queima o oxigênio que está presente nos ambientes, retirando a umidade do ar.

Além disso o ar-condicionado normalmente é posicionado na parte superior dos ambientes para que possa refrigerá-los de uma forma mais efetiva, pois o ar frio desce, enquanto que o ar quente sobe.

Em função disso no inverno o aquecimento gerado é lançado diretamente na altura da cabeça das pessoas o que gera uma sensação de desconforto, uma vez que os pés continuam frios ou gelados.

Outro ponto a se destacar é que o consumo do ar aumenta para produzir calor.

Por esses e outros motivos o ideal é que você projete o aquecimento de sua casa com o uso de piso aquecido.

Piso-Termico-Piso-Aquecido-Aquecimento-de-Ambientes-Calefacao-Homogenea

O piso aquecido emana calor do chão, pois consiste num sistema de calefação elétrica, instalada sob o piso.

Com o calor vindo do piso o aquecimento de torna homogêneo. Além disso não ocorre queima de oxigênio e nem movimentação de partículas de pó, o que garante um aquecimento saudável para você e sua família.

A sua escolha deve estar baseada no conforto térmico que você quer ter e possibilitar aqueles que ama. Confira os depoimentos de algumas pessoas que já possuem o piso aquecido e compare com a sensação que o aquecimento com split ou ar-condicionado possibilita.

Se para você o conforto é algo essencial, depois de conhecer o piso aquecido e os seus benefícios, com certeza o ar-condicionado continuará presente nos seus dias quentes, porém o piso térmico será o seu parceiro ideal para aquecer a sua casa e acalentar a sua vida durante o inverno.

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes