Ar condicionado ou ar-condicionado?

saude-ar-condicionado-cuidados-55432
E aí? Ar condicionado ou ar-condicionado? Qual o correto?

Na realidade você vai utilizar ar condicionado e também ar-condicionado, pois ambos estão corretos. Primeiramente convidamos você a entender os significados e as diferenças para depois nos aprofundarmos nas questões mais técnicas.

O aparelho que você tem instalado na sua casa é um ar-condicionado (nesse caso escrito com hífen). Já se você tiver dois aparelhos instalados você tem dois ares-condicionados.

O termo ar condicionado, por sua vez, designa um tipo de ar, que foi condicionado, refrigerado ou aquecido e não se refere ao aparelho.

Quando utilizamos ‘aparelho de ar condicionado‘ não usamos o hífen, pois estamos dizendo que é um aparelho para mudar o tipo do ar. Da mesma forma ele não vai para o plural, ou seja, podemos utilizar dois aparelhos de ar condicionado.

O ar-condicionado pode também ser denominado de condicionador de ar, que é o aparelho que condiciona o ar deixando, logicamente o ar condicionado.

Além do ar-condicionado existe o climatizador e o umidificador, que tem funções diferentes.

Para entender mais sobre umidificador e climatizador acesse os post específicos.

Agora que você entendeu a diferença entre ar-condicionado e ar condicionado te convidamos a entender como o ar-condicionado funciona.

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes