Escolhendo a cor ideal para pintar a sua casa

House drawing
As cores visualmente modificam os ambientes e, internamente interferem no nosso estado emocional. Por isso é importante que você tenha um cuidado especial e escolha adequadamente as cores com as quais irá pintar os ambientes da sua casa.

A pintura da casa deve combinar primeiramente com as pessoas que moram ali. Você precisa se sentir bem no ambiente que preparou para ser o seu refúgio. No entanto, algumas dicas ajudam a entender as sensações e emoções que as cores podem despertar.

O estudo das cores é tão importante que existe até mesmo uma ciência que se dedica a ele, trata-se da Colorimetria que, dentre outros itens, estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor.

O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela, dentre outros. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.

As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras. Todas as cores são constituídas a partir da combinação destas. Cores neutras são o branco, o preto e cinza (O cinza, por sua vez, já constituído pela mistura do branco e preto).

Cores escuras normalmente tendem a dar a sensação de que o ambiente é realmente menor do que ele parece.

Os tons amarelo, laranja e ocre tendem a dar mais amplitude e passar a sensação de mais claridade aos ambientes, são muito utilizados, especialmente em ambientes menores e, também pelo grande número de tons e combinações disponíveis.

O branco passa a sensação de espaço e de luz nos ambientes. É ainda a cor mais utilizada. Permite uma maior flexibilidade para a criatividade na hora de decoração seja com móveis, adesivos, papéis de paredes, obras de artes ou outros.

O azul é uma cor que não deve ser utilizado em quarto de estudo pois é considerada nos ambientes uma cor sonífera, calmante. Ideal para pessoas mais elétricas, deve ser também evitado em ambientes onde pessoas depressiva convivem.

Por sua vez juntamente com os diferentes tons de verde, os diversos tons de azul são muito utilizados em quartos devidos a suas propriedades relaxantes e ou calmantes. Junto com os diversos tons de rosa, mais utilizados em quartos femininos representam a grande maioria das cores utilizadas nos quartos ou nos ambientes de descanso.

Ainda encontramos muitos quartos com tonalidades brancas e outros tons mais claros como camomila, creme, bege. A participação de cores um pouco mais fortes nos quartos se restringe ao uso em uma das paredes num tom mais forte e, na grande maioria das vezes, utilizada na parede da cabeceira da cama.

Já o uso de cores pretas ou cinzas não é muito recomendada para ambientes internos, podendo ser encontrado mais presente em ambientes comerciais e escritórios.

Dependendo do objetivo o sentido das cores também pode apresentar pequenas alterações, ou seja, se a cor será utilizada para um vestuário, uma obra de arte, uma obra publicitária, um ambiente interno ou externo.

O foco dos posts e das análises da Piso Térmico é investigar a sensação das cores nos ambientes e lhe ajudar a definir pelas melhores cores para casa beleza e conforto com o seu estilo, na sua casa.

As cores se dividem em cores quentes ou frias. Na verdade, essa divisão não é uma técnica e sim uma segmentação. As cores quentes são utilizadas para passar calor, paixão, felicidade, entusiasmo e alegria. Já as cores frias passam a sensação de calma e profissionalismo, além de possibilitarem ao ambiente uma sensação de maior frescor.

A harmonia entre as cores pode ser realizada de diferentes formas e, para entendê-la nada melhor que ter em mãos ou, ao alcance dos olhos a roda das cores.
 Piso-Termico-Cores-Quentes-Frias

O espectro de cores é formado pelas 7 cores do arco-íris mais a combinação de 12 cores que resultam no que conhecemos hoje como cores primárias, secundárias e terciárias. A combinação dessas cores entre si e com o branco (que reflete todas as cores) e o preto (que absorve todas as cores) nos possibilita obter qualquer outro tipo de cor (tonalidade) desejada.

Piso-Termico-Cores-Espectro-Arco-Iris
Para a harmonização das cores podem ser utilizadas diferentes técnicas, ou seja diferentes formas de se combinar as cores, dependendo do gosto e do objetivo que se tem com os ambientes em questão. Dentre elas podemos citar:
. Cores Complementares
. Cores Análogas
. Cores Triádicas
. Cores Complementares Divididos
. Cores Tetraédicas
. Cores em Quadrados
 
Piso-Termico-Cores-Espectro-Roda
Piso-Termico-Cores-Espectro
Fonte: viverdeblog.com

Tendo em mente esses esquemas fica mais tranquilo para escolher as combinações das cores que melhor irão harmonizar o seu ambiente.

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes