Como escolher cores e tipos de tintas para pintar a sua casa?

A escolha das cores de sua casa deve lhe possibilitar conforto, harmonia, tranquilidade e, principalmente passar o seu DNA ao ambiente, numa combinação ideal entre as cores, suas mobílias e a decoração dos ambientes.

Cada espaço pode ser pensado de forma diferente, ou seguir tons de cores padronizados que tenham a ver com você.

Cuidados especiais com as cores podem ser dispensados em fachadas, áreas sociais, quartos, salas de estudos e ambientes diversos.

Contudo para acertar na escolha das cores, tonalidades e mesmo tipos de tintas, é importante que você tenha alguns conhecimentos sobre os tipos de materiais existentes e sobre o que as cores e as tonalidades nos passam, ou seja, como nos sensibilizamos frente as diferentes cores que conseguimos diferenciar e quais as diferentes formas de combiná-las. 

Porém, não basta apenas escolher as cores adequadamente. É preciso pensar com que tipos de materiais você as estará combinando sua pintura e quais são as escolhas decorativas que você irá realizar para a sua casa.

Assim a escolha da cor ideal para cada ambiente de seu lar deve levar em consideração, os seus gostos, a sensação que queres sentir nesse ambiente e a combinação com os demais elementos de construção (pedras, revestimentos, iluminação), mobiliário e decoração.

O objetivo da Piso Térmico, no primeiro momento, é fazer você entender um pouquinho mais dos tipos de tintas e do significado das cores. Já temos um bom material sobre os tipos de revestimentos para pisos e paredes, que você pode acessar para tirar as suas dúvidas e, mais adiante, escreveremos também sobre outros aspectos relacionados a decoração e ao conforto da sua casa.

Por hora, nos acompanhe e descubra quais são as cores mais adequadas para você combinar e quais os efeitos que cada cor poderá gerar nos seus ambientes e nas pessoas que frequentaram a sua casa.

O objetivo de pintarmos a casa com cores normalmente mais quentes por fora e de escolhermos cores específicas para os diferentes cômodos tem a ver com a intenção de levarmos boas energias para os cômodos da nossa casa.

Se você optar por combinações de cores é interessante conhecer sugestões de como harmonizar as cores, ou seja, quais são as cores que podem ser utilizadas de forma conjunta para equilibrar os ambientes.

Existem também diversos sites que possibilitam a você simular os ambientes que serão repaginados. Basta que você tenha uma foto do ambiente para poder simular como o mesmo ficaria com diferentes cores e tonalidades. As ferramentas abaixo apresentam bons simuladores, onde você pode, inclusive, incluir móveis nos seus ambientes para efetuar as simulações:
. SIMULADOR TINTAS SUVINIL
. SIMULADOR TINTAS CORAL

Se sua casa é feita de cimento, estrutura metálica e tijolos, lembre-se que a cor é o que dará alma para o seu lar. Por isso é importante que você destine um tempo para entender melhor os tipos de tintas e as cores possíveis de serem utilizadas e combinadas e que e possa preparar os seus ambientes de modo que eles lhe possibilitem conforto, alegria, amplitude e aconchego.

Um aspecto interessante a atentar é que os tons das cores de tintas variam muito de catálogo para catálogo, dependendo da marca da tinta escolhida. Outra dica é: fique atento(a) para o tom escolhido. Faça testes com o tom que lhe chamou a atenção no catálogo e com um tom mais baixo, pois normalmente depois que a tinta seca ela tende a parecer um pouco mais escura.

Além disso a incidência de luz pode modificar a tonalidade como a cor se apresentará no seu ambiente. Por isso é interessante realizar testes pintando uma área de 1m² do seu ambiente antes de efetivamente tomar a decisão para a escolha da tinta e verificar se a cor ficou do seu agrado nos diferentes momentos do dia.

Um cuidado a ser tomado e que, muitas vezes, os pintores e profissionais envolvidos não se atentam, é verificar se as latas de tintas das cores utilizadas são do mesmo lote. Mesmo sendo a mesma cor, quando são de lotes diferentes pode haver pequenas variações nas tonalidades das cores escolhidas. Dessa forma, se não forem do mesmo lote, o ideal é solicitar que todas sejam misturadas num recipiente maior para garantir a hegemonia da cor escolhida.

Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, acesse o link abaixo que a Piso Térmico preparou com carinho para você:

Conhecendo o significado e as emoções que as cores geram

Ah… e se você ainda não conhece as vantagens do Piso Aquecido da Piso Térmico, você precisa saber que existem mais de 50 benefícios para instalar o Piso Térmico na sua casa. Confira!

Qualquer dúvida estamos a sua inteira disposição!
Contate-nos pelo e-mail: pisotermico@pisotermico.com.br

SÉRIE – PISO TÉRMICO AJUDANDO VOCÊ A DEIXAR A SUA CASA COM AS CORES DO SEU DNA

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes