Critérios para escolher o tipo de piso ideal para sua casa

Piso-Termico-Tipos-de-Pisos-Resistencia-PEI

Critérios para Escolha do Seu Piso

Na hora de escolher o tipo de piso ideal a variedade de tipos costuma deixar as pessoas desorientadas, por isso preparamos informações que lhe permitirão classificar e escolher de acordo com segurança, durabilidade, beleza e praticidade. Nesse post estaremos trabalhando com critérios que lhe permitirão pensar em como manter o seu piso belo e prático por muitos anos.

1º Critério: Conforto Térmico

Os pisos se classificam em pisos frios e pisos quentes. Os pisos quentes apesar do nome são maus condutores de calor, ou seja, não são influenciados pelas temperaturas as quais são submetidas. Deixam os ambientes elegantes, porém requerem cuidados especiais, pois não podem ser submetidos a umidade ou a processos de limpeza com água, além de serem mais suscetíveis a riscarem com móveis e sapatos que os pisos frios.

Os pisos frios por sua vez são bons condutores de calor. Tendem a manter o ambiente mais fresco que o normal pois são frios. Parece confuso mas é simples de entender: se você mora numa região que faz frio e calor, nos dias mais quentes o piso frio tende a refrescar o seu ambiente, em função das suas características.

Já durante os dias mais frios, embora a tendência seja que o piso fique ainda mais frio, você pode usar na sua casa o Piso Térmico e, através de um sistema de aquecimento de piso, aquecer os pisos frios, que reagirão bem ao aquecimento e redistribuirão esse calor no ambiente, sem queima de oxigênio e sem movimentar partículas de pó, eliminando a umidade excessiva e garantindo a você o conforto térmico que você merece.

O Piso Térmico elimina a única desvantagem que traz a escolha de um piso frio nas regiões de invernos mais intensos, deixando você livre para escolher entre pisos frios e quentes de acordo com o que melhor combina com seu estilo e com o projeto da sua casa.

Se você é apaixonado(a) por porcelanato ou mármore, por exemplo, mas estava com receito de adotá-los também nos quartos e áreas sociais, em função do inverno, saiba que utilizado em conjunto com o Piso Térmico, esses revestimentos lhe deixarão duplamente felizes: pela beleza e elegância e pelo conforto térmico que você terá no inverno e no verão.

2º Critério: Circulação

Os pisos são agredidos diariamente por calçados, móveis, brinquedos, produtos de limpeza, dentre outros objetos. Portanto para uma escolha adequada é preciso que se entenda quais são os fatores de abrasividade (que podem riscar e danificar o piso) de cada um dos ambientes e como cada tipo de piso reage e suporta esses agressores. A partir disso e, considerando o seu estilo e a sua personalidade fica mais fácil escolher o tipo de piso certo para cada pedacinho da sua casa.

Para um rápido entendimento é importante que você possa ficar de olho no PEI do piso escolhido, escolhendo para as áreas de maior circulação pisos que tenham pelo menos PEI 4.

Piso-Termico-Tipos-de-Pisos-Resistencia-PEI

Além do PEI existem outros índices sobre os quais você deve perguntar ao seu arquiteto ou engenheiro como por exemplo o índice de absorção de água.

Confira o post completo que elaboramos sobre o Índice de Resistência a abrasão, conhecido no segmento da construção civil como PEI e tire todas as suas dúvidas sobre esse item.

3º Critério: Durabilidade

Esse é outro ponto importante de ser analisado. Se você quer um piso que dure para a vida toda deverá optar por materiais que tem durabilidade maior que 50 anos e que lhe garantam isso. Por outro lado se você gosta de efetuar reformas e imagina mudar a roupagem de seu piso em intervalos de alguns anos, você pode ousar com pisos e revestimentos diferentes que tenham menor durabilidade. De qualquer forma é imprescindível que ao escolher o material você saiba qual o tempo de vida estimado para o tipo de piso escolhido. Isso evitará futuras ‘surpresas’.

4º Critério: Limpeza

Por vezes esse critério é relegado no momento da escolha dos pisos, porém ele é extremamente importante por se tratar de como manter a beleza e a durabilidade de pisos.

Alguns tipos de piso embora sejam muito bonitos e resistentes requerem processos mais trabalhosos na sua limpeza e conservação, outros por sua vez são extremamente práticos.

Para decidir quanto a esse critério é importante pesquisar sobre os tipos de pisos e entender quais são os cuidados necessários com o piso de sua preferência.

Temos diversos post que podem lhe ajudar a conhecer mais sobre os pisos frios. Estamos preparando os post sobre pisos quentes e logo, logo um post específico somente sob os aspectos de limpeza dos pisos.

Por ora, lembre-se de pensar em como garantir que o seu piso seja durável e continue embelezando a sua casa ou o seu escritório e, qual o tempo que você está disposto a investir para se preocupar e se ocupar com isso depois que sua obra estiver concluída.

5º Critério: Beleza

Com certeza a beleza é o que salta aos olhos. Contudo, tratando-se da obra de sua casa ela precisa ser analisada em conjunto com os critérios anteriores, caso contrário o belo poderá ficar feio. Um piso escolhido apenas pela beleza, sem considerar o PEI poderá riscar rapidamente. Caso não se apliquem os cuidados necessário para sua manutenção e limpeza perderá seu brilho, sua beleza e sua elegância e, de nada adiantará ser belo, se a sua família não se sentir confortável no ambiente em questão.

Portanto é preciso dosar esses critérios. Na hora da escolha converse com seu arquiteto, engenheiro ou com os profissionais que o estão auxiliando. Descubra como garantir conforto térmico com o piso escolhido, entenda quais os índices de resistência de abrasão que o produto oferece e como você deverá proceder com os cuidados de limpeza e manutenção.

Respeitando esses critérios iniciais solte sua criatividade e combine a beleza dos tipos de pisos existentes com a sua personalidade, transformando assim, o seu lar num espaço confortável, seguro, elegante e de fácil manutenção.

Nos acompanhe: vem por aí posts novinhos e interessantes sobre os pisos quentes…

Tem outras dúvidas sobre pisos ou sobre construção civil. Contate-nos! Teremos o maior prazer em produzir um post que possa lhe ser útil.
Piso Térmico – aquecendo o seu lar e acalentando a sua vida.

Para você conhecer mais sobre os tipos de piso pode acessar os posts que elaboramos com carinho para lhe ajudar:
Ardósia
Azulejo
Canjiquinha
Cerâmica
Cimento Queimado
Concreto e concreto estampado
Falsas Pastilhas
Granilite
Granito
Ladrilhos Hidráulicos
Lajota
Mármore
Pastilhas
Pedra Portuguesa
Pedras Naturais
Piso Epóxi
Porcelanato
Tecnocimento
Tijolos
Seixo

Saiba o que é Conforto Térmico
Por que você precisa se preocupar com o Conforto Térmico da sua casa ou apartamento

Contate-nos pelos canais abaixo, teremos o maior prazer em ajudá-los.

Site
Blog
Facebook
Google +
Twitter
Youtube
• E-mail: pisotermico@pisotermico.com.br
• Fone: (55) 3313-8000

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes