Pisos e Revestimentos: opções por pisos frios e os cuidados necessários

Piso-Termico-Piso-Aquecido-Aquecimento-de-Ambientes-Calefacao-Pisos-Frios
Durante o primeiro trimestre de 2014 a Piso Térmico realizou diversos post trazendo informações, cuidados e dicas sobre os pisos frios. O nosso objetivo é facilitar a sua escolha e lhe garantir o casamento perfeito entre o seu estilo, a beleza dos materiais disponíveis e o conforto térmico que o Piso Aquecido pode lhe possibilitar.

O post de hoje resgata pequenas dicas importantes sobre os pisos já tratados nos post anteriores. Nas próximas semanas estaremos postando algumas informações sobre o Piso Aquecido da Piso Térmico e, no mês de maio iniciaremos a sequência de post sobre os pisos quentes.

Primeiramente vamos entender um pouquinho mais sobre pisos frios e pisos quentes:

Os pisos frios recebem esse nome por possibilitarem uma sensação de frescor e por serem bons condutores de calor, ou seja tendem a contribuir para manter a temperatura do ambiente (embora não sejam térmicos). Essa informação, num primeiro momento pode parecer equivocada, já que a sensação que se tem ao pisar em um piso frio no verão é de sua superfície estar fresca e realmente está. O que acontece é que se continuar com o pé fixo no piso vai sentir que o ambiente esquenta e, que ao pisar em outro local novamente o piso estará fresco, ou seja, ele conduz o calor ao qual é submetido, embora seja um piso frio.

Essa característica faz com o que o piso frio tenha uma perfeita relação com o sistema de aquecimento da Piso Térmico. Pois como o piso aquecido é instalado sob o piso frio e, irradia calor do chão para o restante do ambiente, através do piso frio, ele irá se beneficiar da característica de bom condutor de calor dos pisos frios e possibilitar um conforto inigualável nos dias frios.

Com isso a escolha por pisos frios para quem mora em regiões frias, que muitas vezes era desaconselhada devido a sensação do próprio frio e da umidade, é hoje a opção perfeita, pois utilizado em conjunto com o piso aquecido da Piso Térmico possibilita o calor necessário para aquecer a sua casa e a sua família no inverno, não deixando de proporcionar aquela sensação fresquinha de pisar num piso frio nos dias de verão.

Já os pisos quentes são maus condutores de calor e não podem ser molhados.

Logicamente existem vantagens e desvantagens em ambos os tipos de pisos, mas isso é assunto para outro post.

Voltando aos pisos frios, hoje existem diversas opções de modelos, cores, combinações e valores, que podem oscilar entre R$ 15,00/m2 a mais de R$ 1.000,00/m2, dependendo da beleza, da exclusividade, da qualidade, do nível de investimento e da segurança que você procura por um tipo de piso.

Os pisos que apresentam o maior custo benefício encontram-se na família dos pisos cerâmicos, das lajotas, vinil, piso cimentício e porcelanato crescendo proporcionalmente de valor à medida que são utilizados materiais mais nobres como mármore, granito e pedras naturais e de customizações dessas pedras, ou ainda da combinação delas.

Outro aspecto importante a ser avaliado diz respeito aos cuidados necessários para a limpeza dos pisos. É preciso que você pense nisso agora, pois poderá correr o risco de escolher um piso que necessite de mais cuidados do que você está disposto a dispensar a ele para mantê-lo bonito. Estamos preparando um post específico sobre dicas de limpeza e cuidados com a maioria dos tipos de pisos, nos acompanhe e fique informado. Por enquanto a dica é: não esqueça de se informar sobre esse item.

Além disso, como praticamente todos os pisos tendem a ter manutenção, recomenda-se que se mantenha em torno de 10% do piso escolhido como reserva para trocas futuras necessárias. Você irá precisar, o que vai mudar é o tempo no qual fará uso dessas reserva, e, nesse caso quanto mais tempo o problema poderá ser ainda pior, pois com a evolução das tecnologias, não se tem nenhuma garantia da continuidade da oferta do mesmo material para os próximos anos. Pense nisso.

O importante é saber que existem diferentes materiais e que a durabilidade deles pode oscilar entre 5 anos a mais de 200 anos, o que também interfere no preço de aquisição e, por isso mesmo vale a pena dedicar um tempo para conhecer mais a fundo os tipos de piso. A partir desse post você tem acesso a maioria dos tipos de pisos frios. Caso tenha algum que você queira mais informações e não encontrou no nosso blog ou no nosso site, contate-nos que iremos preparar um post especialmente sobre o seu interesse.

A Piso Térmico quer que você realize o sonho da sua casa com a certeza da escolha certa. Somos uma empresa familiar preocupada com o conforto e o bem-estar da sua família. Conte conosco para aquecer o seu lar e acalentar a sua vida.

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes