Os ladrilhos hidráulicos e o resgate da estética do passado

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Tipos-de-Piso-Ladrilho-Hidraulico

 

O que você está vendo acima não é um tapete em uma área social e sim a aplicação de Ladrilhos Hidráulicos para gerar exatamente a sensação de ser um tapete gigante nesse espaço de confraternização.

O ladrilho hidráulico, revestimento artesanal feito à base de cimento, pode ser encontrado em diversas gamas de cores, notadamente em estampas florais ou geométricas, o que lhes atribui um efeito ornamental de grande impacto.

Muito utilizado para revestir pisos e paredes no final do século XIX e início do século XX, permaneceu por um longo período adormecido pela concorrência com as fábricas de cerâmica, pois os processos industriais dos pisos cerâmicos e de porcelanato fizeram com que o ladrilho hidráulico se tornasse algo extremamente caro.

Nos últimos anos, o resgate da estética do passado aliado à busca por soluções para revestimento exclusivas deu um novo impulso à produção desse material. Hoje encontramos projetos belíssimos e requintados onde os ladrilhos são utilizados em paredes, pisos e até móveis, tanto em áreas internas quanto externas. Além disso a adoção do ladrilho hidráulico em passeios públicos trouxe um novo gás a esse piso que além de durabilidade nos brinda com ambientes belos e personalizados.

O que torna o Ladrilho Hidráulico único e interessantíssimo do ponto de vista arquitetônico é a infinidade de estilos, desenhos e cores que pode ser aplicada em sua superfície. As possibilidades vão desde as peças sóbrias em um único tom até tapetes que podem ser realizados imitando-se painéis de patchwork em qualquer parede ou piso, ou o que a sua criatividade e a do seu arquiteto permitirem. Nesse site você pode criar um ladrilho totalmente personalizado para sua casa.

O processo de fabricação do ladrilho ainda é mais demorado que os pisos industriais e, por isso, em muitos casos a escolha do mesmo precisa ser feita com bastante antecedência, devido a produção ser, em muitos casos, realizada de forma personalizada.

O valor do ladrilho hidráulico é relativamente alto. Quanto maior a mistura de cores e padrões, maior é o preço que se paga pelo ladrilho, da mesma forma quanto mais personalizado for, maior o investimento necessário. A indústria de porcelanato e pisos cerâmicos oferece falsos ladrilhos hidráulicos, para quem deseja embelezar a sua casa e não quer realizar um investimento tão alto. Porém, para os que apreciam ambientes com requinte, elegância e rusticidade que o ladrilho hidráulico possibilita vale a pena o investimento.

Existem três tipos de ladrilhos disponíveis no mercado hoje:

Ladrilho Hidráulico Interno – utilizado em pisos, paredes ou móveis. Podem ser aplicados em todo o piso ou parede, ou apenas em parte dele, combinado com outros tipos de revestimento, o que garante toques personalizados. Normalmente nesses ambientes são utilizados em formatos coloridos e com muita criatividade.

Ladrilho Hidráulico Externo – Utilizado em ambientes externos como passeios, calçadas, dentre outros. Em muitas cidades já existem leis que exigem dos munícipes que os passeios públicos sejam exclusivamente de ladrilhos hidráulicos e, em alguns municípios até a identidade visual para os ladrilho hidráulicos em passeios públicos se encontra homologada. Independentemente de legislação, o ladrilho hidráulico é indicado para calçadas e passeios pela sua alta durabilidade.

Ladrilho Hidráulico Tátil - Utilizado nos ambientes externos para garantir acessibilidade aos deficientes visuais, apresentam superfícies específicas e padronizadas e são encontrados de duas formas:

Alerta: formadas de superfície em relevo tipo moeda para indicação da mudança de direção;

Direcionais: com linhas longitudinais em relevo para demarcar a direção. As suas cores também devem seguir padronizações específicas.

Dessa forma, mesmo que você não cogite o uso do ladrilho hidráulico internamente na sua casa, convém pensar no uso do mesmo no seu passeio/calçada, em especial para garantir as pessoas que circulam pelo seu bairro o direito a acessibilidade.

Outro aspecto que merece ser destacado é a elevada durabilidade do ladrilho hidráulico, que pode chegar a mais de 100 anos.

A justificativa dessa durabilidade vem casada com uma característica que garante a esse tipo de revestimento, com certeza, pontos importantes no quesito de sustentabilidade, já que a produção dos ladrilhos, por dispensar a queima em fornos, não consome energia, nem emite gases.

De forma artesanal, a produção dos ladrilhos utiliza cimento branco, areia fina ou média bem lavada, eventualmente pó de mármore e pigmentos inorgânicos. Cada peça é composta por três camadas: a decorativa, a camada intermediária, e a terceira, composta por argamassa.

Para realização dos diferentes desenhos, a produção utiliza um conjunto de moldes de ferro, cobre ou latão, ou seja, a construção dos mosaicos se dá por meio da união de fragmentos multicoloridos seguindo um desenho pré-concebido, o ladrilho hidráulico se desenvolve sob a mesma linguagem, sendo que o desenho constituído em cada peça é definido segundo um molde, o qual é preenchido com caldas de diferentes cores, resultando em desenhos multicoloridos.

Após a conclusão desse processo de moldagem e tendo-se concluído o endurecimento da massa, o ladrilho é submetido à cura por imersão em água. Assim tem-se origem a peça e ao nome ladrilho hidráulico. Em seguida, o ladrilho é colocado para secagem, processo que pode demorar entre 1 a 30 dias, dependendo da empresa e do processo utilizado.

Para a produção do Ladrilho Hidráulico existem três normas que as indústrias devem seguir:

  1.  NBR 9457: 1986 – Ladrilho Hidráulico – Especificação
  2.  NBR 9458: 1986 – Assentamento de Ladrilho Hidráulico
  3.  NBR 9459: 1986 – Ladrilho Hidráulico – Formatos e Dimensões

Caso você opte por esse tipo de revestimento, certifique-se de que as mesmas foram seguidas pela empresa escolhida.

Outro detalhe importante, caso a opção seja por se utilizar o ladrilho hidráulico como piso é estar alerta ao fato de que sua espessura é maior que a maioria dos demais revestimentos, o que vai requerer um cuidado especial no projeto e na elaboração do contra piso.

O ladrilho hidráulico pode ser confundido, em alguns casos com o azulejo, porém são peças produzidas de forma totalmente diferente e com características diferentes. A Piso Térmico tem um post específico sobre azulejo, onde apresentamos todos os detalhamentos desse tipo de revestimento.

 

Se você gosta de ambientes personalizados e tem uma queda por espaços que contemplem algo mais rústico, poderá com certeza se utilizar dos ladrilhos hidráulicos para deixar sua casa ainda mais encantadora.

Não esqueça que a Piso Térmico além de auxiliar com diversas informações para você escolher o tipo de piso ideal, pode lhe garantir o conforto térmico da sua casa. O seu lar é o seu refúgio, por isso conheça os recursos e as tecnologias do piso aquecido, que vão lhe garantir segurança e comodidade nos dias frios.

Conheça nos links abaixo diversas aplicações de ladrilho, tanto em ambientes sociais, íntimos, úmidos e externos:

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF84835-16772,00-LADRILHO+HIDRAULICO.html#fotogaleria=1

http://construindominhacasaclean.blogspot.com.br/2013/09/ladrilho-hidraulico-colorido-na.html

http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2013/10/15/ladrilhos-hidraulicos-sao-duraveis-e-dao-toque-de-exclusividade-aos-espacos.htm

Pontos positivos:

Decorativo, resistente, exclusivo, ecológico, bonito e versátil.

Onde são utilizados:

Podem ser utilizados em todos os ambientes. Comumente encontrados em banheiros, varandas, salas, quartos, cozinhas e áreas externas.

 

Cuidados:

Lavar a superfície somente com água e sabão neutro.

Recomenda-se aplicar cera líquida ou em pasta a cada 15 dias.

Jamais devem ser usados produtos ácidos sobre as peças (ácido muriático, cândida), já que eles podem corroer o cimento.

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes