Conhecendo o mundo das Pedras Naturais

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Sao-Tome-Como-Encontrada


Confira as principais pedras naturais utilizadas na construção civil:




Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Ardosia-Como-EncontradaArdósia

A ardósia é uma excelente opção para aqueles que buscam uma decoração sóbria e sofisticada. É um rocha metamórfica de grão fino e homogêneo, formada pela transformação da argila sob grande pressão e temperatura. Saiba mais sobre a ardósia.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Ardosia-Uso-no-Banheiro3

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Arenito-Como-EncontradaArenito

O arenito é um tipo de rocha sedimentar, formada a partir da desintegração de rochas, como o granito, que ocorre pela ação dos ventos das chuvas.

Utilizado apenas no estado bruto, o arenito é uma ótima opção para revestir garagens, calçadas, muros, lareiras, decks de piscinas, entornos de fontes, fachadas internas e externas, podendo ser serrado em diversos tamanhos.

Composta principalmente por quartzo e quantidades variáveis de feldspato, mica e óxido de ferro, a rocha do arenito possui propriedades antiderrapantes com grande absorção de água. Sendo muito utilizada para deixar os ambientes mais despojados e com aspecto natural.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Arenito-Uso-no-Piso3

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Canjiquinha-Pronta-para-UsoCanjiquinha de Pedras ou Filete de Pedras

Muito utilizada para revestir muros, colunas, halls de entradas, espaços gourmet, fontes jardins, lareiras, churrasqueiras e fachadas internas e externas e áreas de lazer.

Sendo uma pedra decorativa para revestir paredes e pisos, a canjiquinha é uma forma de se colocar as pedras, que pode variar de tiras finas a mais grossas e em camadas. Confira mais informações sobre a Canjiquinha.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Canjiquinha-Uso-na-Parede

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Dolomita-Como-EncontradaDolomita

De origem calcária, a Dolomita é usada principalmente em áreas internas por não ter boa resistência à abrasão. Aplicada, principalmente, em banheiros, mosaicos e móveis, a Dolomita é aplicada em estado bruto, lapidada (possui brilho intenso) ou desgastada em máquinas (dá um efeito ornamental às paredes e jardins). A limpeza desse tipo de revestimento é feita com água e sabão neutro.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Dolomita-Uso-na-Parede

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Ferro-Como-EncontradaFerro

As chapas de ferro (topázios) são muito utilizados para caminhos e paisagismo, sendo colocadas diretamente na terra, não tendo necessidade de assentamento com massa.

Já os filetes de ferro são utilizados para revestimentos de muros, cascatas, lareiras, churrasqueiras, paisagismo, fachadas externas, dentre outros.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Ferro-Uso-na-Parede

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-FulgetFulget

O fulget é um tipo de granilite, composto de pedras naturais moídas e separadas em malhas uniformes com granulometrias com ligas produzidas a base de cimento. Muito utilizado em bordas de piscina, quintal, calçadas e outras áreas em que seja necessário dar um aspecto de requinte e cor.

Esse tipo de piso é antiderrapante, mesmo molhado, e possui grande resistência, além de ser atérmico e permeável.

Composto por granilhas de várias cores e tamanhos, o fulget permite que se crie diversas opções de paginação e cores. Saiba mais sobre o fulget.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Tipos-de-Piso-Fulguet

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Quartzito-Como-EncontradaGoiás (quartzito)

A pedra Goiás é classificada como quartzito e dentre suas principais propriedades pode-se destacar a dureza e a alta resistência. Possuí basicamente as mesmas características do quartzito de Minas Gerais e assim como a pedra mineira, suas cores predominam o verde, rosa, amarelo e branco. Recebe esse nome por ser encontrada na região de Goiás, no Brasil.

Muito indicada para pisos de piscinas, a pedra Goiás é muito conhecida por não reter calor e ser antiderrapante. Está disponível em diversos tamanhos e formatos, podendo ser utilizada também para ambientes internos e até mesmo em revestimento de paredes, fazendo uma colocação irregular com pedras em tacos, misturadas com peças grandes que proporcionam um visual rústico porém contemporâneo.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Quartzito-Uso-no-Piso2

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-GraniliteGranilite

O granilite garante aos pisos um efeito de textura muito interessante. É formado por grânulos de minerais, que podem ser de mármore, quartzo, calcário ou granito.

Existe o Granilite polido (utilizado em áreas internas) e o fulget (utilizado em áreas externas e molhadas)

Apresenta uniformidade no acabamento, resistência e rusticidade, proporcionando ambientes muito belos que despertam grande atratividade. Saiba mais sobre o granilite.

 Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Granilite-Uso-no-Piso

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Itacolomy-Pronta-para-UsoItacolmy (itacolomito)

Era muito utilizada Século XX aqui no Brasil no formato bruto, mas acabou desaparecendo, pois a dificuldade de extração encareceu seu preço final, tornando-a acessível em sua maioria ao mercado externo. Portanto quanto usada o ambiente se torna contemporâneo e ao mesmo tempo requintado.

Com uma superfície antiderrapante e resistente, a pedra Itacolomy, além de possuir grande durabilidade proporciona ao ambiente muita beleza e sofisticação. É muito utilizada para revestir calçadas, pátios e piscinas, sendo encontrada em vários tamanhos e podendo ser utilizada tanto em pisos quanto em paredes.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Itacolomy-Uso-no-Piso

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Lagoa-Santa-Como-EncontradaLagoa Santa

Com baixa absorção e excelente durabilidade, a Lagoa Santa é o material ideal para revestimento de áreas externas, como passeios, rampas, garagens, degraus e passarelas de jardim. Além da tonalidade acinzentada e aparência rústica, a Lagoa Santa apresenta também, como característica, diferenças de espessura e ondulações na superfície das placas. É um material antiderrapante.

 Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Lagoa-Santa-Uso-no-Piso

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Luminaria-Como-EncontradaLuminária

Pode ficar ao sol, pois não concentra calor.

Porosa e antiderrapante a Pedra Luminária é muito recomendada para uso em borda de piscina ou como pisos externos.

Bela, prática e brilhante, essa pedra possui grande durabilidade e pode ser cortada no tamanho desejado, de acordo com a medida requerida pelo seu ambiente.

Existem dois tons de cores: verde e amarela.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Luminaria-Uso-no-Piso3

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Madeira-Como-EncontradaMadeira

Leva esse nome por se aproximar da textura da madeira.

Antiderrapante, com textura irregular. Aplicada em estado bruto ou com bordas serradas.

É uma das mais belas e procuradas pedras para revestimentos de fachadas, muros, churrasqueiras, lareiras, cascatas e detalhes externos e internos, principalmente nos tons amarelados, apesar de sua vasta gama de tonalidades, que abrangem também o vermelho, rosa, branco, verde, jacarandá.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Madeira-Uso-na-Parede

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Sao-Tome-Como-EncontradaMineira (conhecida também como Caxambu, São Tomé)

Devido a sua beleza e resistência pode ser usada como piso natural, revestimento de paredes e detalhes em fachadas internas ou externas. Suas principais características são:  não absorver o calor e não reter agua

É muito utilizada devido às suas características atérmicas e antiderrapantes, principalmente em áreas externas, predominantemente em piscinas. Atualmente se encontram aplicações dessa pedra em fachadas, churrasqueiras e lareiras. Vem sendo usada também dar acabamentos rústicos em áreas internas, ganhando espaço em residências de alto padrão. É considerado o melhor quartzito do mundo, sendo exportada para diversos continentes.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Sao-Tome-Uso-na-Escada

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Miracema-Como-Encontrada2Miracema

Resiste bem a choques mecânicos e a intempéries e, por isso, é aplicada em estado bruto nas áreas externas, até por ser antiderrapante. Seu uso é muito comum em calçamentos, condomínios e estacionamentos. Normalmente utilizada em estado bruto.

A Miracema-Madeira é amarelada devido à presença de óxido de ferro, enquanto a Miracema comum é encontrada nas cores cinza, bege e rosa.

Mancha facilmente com óleos e produtos químicos.

Pode ser utilizada também na decoração de ambientes internos e fica muito bonita quando aplicada com outros tipos de pedras.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Miracema-Uso-no-Piso-e-Telhado

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Mosaico-AplicadaMosaico

O Mosaico em pedras naturais é uma combinação/mistura de rochas naturais de diversas formas, cores e texturas, variando suas tonalidades e granulações tornando as peças únicas e exclusivas.

Muito durável e resistente, a Pedra Mosaico pode ser aplicada em paredes e pisos de ambientes internos (pedras polidas) e externos (pedras porosas). Já os mosaicos de pedras naturais polidas são, geralmente, indicados para uso interno, pois a presença de agentes como sujeira e areia poderão comprometer a manutenção do brilho dos produtos.

Essa pedra é uma ótima opção para quem deseja formar efeitos maravilhosos e tornar os ambientes únicos.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Tipos-de-Piso-Mosaico

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Portuguesa-Como-EncontradaPedra Portuguesa

A Pedra Portuguesa é uma superfície rústica, utilizada com frequência em áreas externas devido a sua alta resistência, mas encontrada também em ambientes internos como elementos de destaque. As superfícies feitas em Pedra Portuguesa mantem o aspecto rústico e irregular que ele possui. Pode ser utilizada em pisos e paredes.

É Também conhecida por calçada portuguesa ou mosaico português é muito utilizada na pavimentação de passeios e dos espaços públicos de uma forma geral, em especial em países lusófonos (países que falam a língua portuguesa). Saiba mais sobre a Pedra Portuguesa.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Portuguesa-Uso-no-Piso

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Sabao-Como-EncontradaPedra Sabão

Resistente ao sol e chuva, ela aceita polimento, lustro.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Sabao-Uso-no-Banheiro

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Quartzito-Como-Encontrada2Quartzito

O quartzito é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo (mais de 75% como ordem de grandeza).

Famoso em todo o Brasil, o quartzito leva diversos nomes em diferentes regiões: Caxambu, Pedra Mineira, São Tomé, além de outras que não são tão conhecidas. Suas características atérmicas e antiderrapantes faz com que seja amplamente utilizado em ambientes externos. Com o uso cada vez mais frequente de estilos e acabamentos rústicos em áreas internas, voltou a ganhar espaço em residências de alto padrão.

Para saber um pouco mais confira informações sobre a Pedra Goiás e a Pedra São Thomé.

 Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Quartzito-Aplicada-no-piso

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Seixo-Rolado-Como-EncontradaSeixo Rolado (cascalho)

Há aqueles naturalmente moldados pelas águas dos rios e os rolados em máquina. São duros e resistentes.

Utilizado principalmente em jardins, muros e ornamentação de paredes, o Seixo rolado é uma pedra dura e resistente, mas considerada inadequada para áreas externas. Isso se dá devido ao fato de não dar estabilidade para a circulação, podendo ficar escorregadia.

A limpeza é fácil, mas para que esse tipo de pedra tenha uma boa vida útil é necessário que seja calçada com massa, caso contrário podem soltar-se facilmente. Conheça mais sobre o Seixo Rolado.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Seixo-Rolado-Uso-na-Piscina

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Terrazzo-Como-EncontradaTerrazzo

O terrazzo é um piso fabricado a partir do cimento com outros tipos de pisos de pedra, fundido no próprio local de aplicação. Possui alta resistência, sendo uma ótima opção para áreas de lazer como churrasqueiras, varandas e garagens, apresentando um visual atraente e sendo bastante duráveis.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Terrazzo-Uso-no-Piso

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Travertino-Como-EncontradaTravertino

O travertino é uma rocha calcária, usada como pedra ornamental na arquitetura. Pode ser utilizada em estado natural ou polida e suas pequenas cavidades podem ser preenchidas a fim de tornar a superfície brilhante e plana, caso contrário podem ser deixadas vazias mostrando uma textura natural. Durável, de fácil aplicação e por apresentar qualidades estéticas, é muito utilizado em interiores, exteriores e decorações.

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Travertino-Uso-no-Banheiro2

 

O objetivo desse post, com certeza não é esgotar o assunto, pois existem muitas informações adicionais e diversos outros tipos de pedra além dos aqui citados, como por exemplo: Azul Bahia, Azul Macaúba, Jaraguá, Moledos, Ônix, Pedra Sabão, Pedra verde, Serpentinito, Sobradinho, Umburaninha.

Esperamos que tenha lhe ajudado a conhecer um pouquinho mais sobre pedras naturais. Lembre-se que se você quiser usar pisos frios nos seus ambientes internos, a Piso Térmico pode lhe ajudar a manter o piso aquecido nos dias frios. Saiba mais no nosso site.

O uso de pedras naturais deixa o ambiente acolhedor e aconchegante. São revestimentos que proporcionam, além de muita beleza, garantia de durabilidade e reposição, sendo de fácil manutenção e valorizando os diferentes ambientes.  O ideal é serem utilizadas em estilos mais rústicos ou informais.

Podem ser combinadas com qualquer ambiente, seja ele interno (sala, banheiro, cozinha, quarto) ou externo (garagens, calçadas, varandas, jardins, caminhos).

Nesse post você pode conferir informações sobre diversos tipos de pedras, entender como poderá utilizá-las nos seus ambientes internos e ainda manter o conforto térmico da sua família nos dias mais frios do ano.

Confira algumas aplicações elegantes e sofisticadas de pedras em diversas residências.

As pedras são pisos frios e, por isso, muitas vezes, os consumidores ficam com receio de instalá-las em alguns ambientes internos. Com o sistema de calefação por piso da Piso Térmico não é mais preciso abrir mão do piso desejado, pois no inverno ele será aquecido por meio de cabos calefatores que garantirão o seu conforto térmico, deixando o seu piso aquecido.

Você poderá usufruir do conforto nos seus ambientes internos, com a escolha do piso que desejar, aliado aos benefícios do Piso Aquecido e, deixar a sua casa encantadora e charmosa escolhendo para os ambientes externos as pedras que combinam com o seu estilo.

Se você optar por usar um tipo de pedra nos seus ambientes internos, case esse desejo com o piso aquecido e tenha tranquilidade nas intempéries climáticas.

Por se tratar de uma matéria prima da natureza, o uso de pedras naturais lhe garante a reposição das peças em qualquer momento que isso se fizer necessário, o que muitas vezes os pisos industrializados não conseguem garantir.

Existem diversos tipos de pedras que podem ser utilizadas na sua casa. Para escolher o tipo de pedra você pode vincular o seu estilo ao conforto e aos benefícios que cada tipo de pedra possibilita. Para isso é preciso se dedicar a buscar informações junto ao seu arquiteto ou engenheiro, pesquise na internet, conheça residências que as instalaram, procure saber os prós e os contra de cada tipo. Vale o investimento de tempo, pois trata-se da sua casa e do seu conforto.

Se você tem curiosidade de saber mais sobre alguma delas ou mesmo de outros tipos de pedra, nos contate que podemos passar as informações para você.

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes