Canjiquinha: um estilo de colocação de filetes de pedras, que harmoniza o ambiente

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Canjiquinha-Uso-na-Parede2
A famosa “canjiquinha” não é um tipo de pedra e sim um estilo de colocação. Quando usamos qualquer pedra na forma de filetes, chamamos de canjiquinha.

 

Os filetes de pedras para se fazer a colocação tipo canjiquinha podem ser das pedras Mineira, Goiás, Arenito, Miracema, Luminária e Madeira, sendo os de pedra Mineira os mais utilizados.

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Canjiquinha-Pronta-para-Uso

A largura, o comprimento e a profundidade são sempre variáveis. Essas diferenças de tamanhos e espessuras são distribuídas pelo profissional de colocação de maneira que o trabalho dê movimento, simetria e harmonia ao ambiente aplicado.

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Canjiquinha-Uso-na-Parede

Dependendo do tamanho e tipo de pedra usado podemos obter colocações mais clássicas ou rústicas.

 

Muito utilizada para revestir muros, colunas, halls de entradas, espaços gourmet, fontes jardins, lareiras, churrasqueiras e fachadas internas e externas e áreas de lazer.

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Canjiquinha-Uso-na-Parede2

Sendo uma pedra decorativa para revestir paredes e pisos, a canjiquinha é uma forma de se colocar as pedras, que pode variar de tiras finas a mais grossas e em camadas.

 

Quando utilizada em pisos, a canjiquinha pode ser combinada com a instalação do Piso Aquecido, desta forma é possível colocar um piso frio e ter o conforto térmico desejado, simultaneamente.

 

Pontos positivos:

Beleza, decoração, durabilidade, acabamento, rusticidade e criatividade.

 

Cuidados:

A argamassa utilizada deve ser composta de cimento branco e areia fina e limpa, caso contrário poderá manchar as pedras.

A manutenção deve ser frequente, pois as pedras acumulam bastante sujeira. Para limpar paredes utilize escova, aspirador ou espanador de pó. As fachadas pedem apenas um trabalho de manutenção casual.

 

Dicas:

Se for aplicar o efeito canjiquinha em paredes, reboque-as antes de assentar as pedras.

Se for aplicar em fachadas, tenha cuidado para que a argamassa seja bem preenchida, caso contrário poderá acumular água da chuva e causar infiltração.

Dependendo do tipo de pedra, pode requerer tratamento, para tanto lave-a e aplique impermeabilizante à base de água.

Ao menos duas vezes por ano lave as pedras com máquina de alta pressão (lava-jato) e utilize com cuidado produtos limpa-pedras à base de ácido.

 

Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Piso-Aquecido-Tipos-de-Piso-Pedra-Canjiquinha-Uso-na-Parede3

 

Para conhecer outros tipos de pedra acesse o site da Piso Térmico e confira os diversos posts ou acesse o post completo contendo todos os tipos de piso já abordados. A Piso Térmico quer lhe auxiliar na escolha ideal dos seus pisos e revestimentos e, possibilitar a seus ambientes internos manter o piso aquecido nos dias frios. Saiba mais sobre conforto térmico.

 

Fonte das informações:

http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/39/artigo115629-1.asp

http://pedrasilpedras.sp.wshop.com.br/produtos.php?opc=3&subcateg=10&friurl=Canjiquinha

 

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes