A bela decoração dos pisos Cerâmicos

Ceramica2
A Piso Térmico quer que você tenha segurança e tranquilidade na escolha do tipo de piso e revestimento para sua obra. Para tanto está disponibilizando informações importantes que possam lhe ajudar na escolha do tipo de piso.

O Piso cerâmico, ou simplesmente cerâmica como é chamado, é um piso bastante procurado, devido a sua bela decoração e baixa absorção de água, e ao custo benefício que isso representa, tendo uma enorme variedade de tons e texturas disponível no mercado. A sua presença no mercado da construção civil perde espaço apenas para o porcelanato que ao longo dos tempos vem ficando mais acessível.

A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem, fabricado a partir da argila, sendo um material de grande resistência que foi muito utilizado na fabricação de vasilhas (impermeáveis e de fácil fabricação) para a armazenagem de água, alimentos e sementes.

Devido às suas propriedades (rigidez, resistência, fácil moldagem, impermeabilidade), passou-se a utilizar esse artefato na engenharia e na construção civil, o que fez com que essa atividade, além de ser artística, fosse também industrial.

Muitos pensam que cerâmica e porcelanato, são a mesma coisa. Entretanto, o porcelanato possui característica técnicas adicionais ao piso cerâmico, embora seja uma categoria de produto cerâmico, assim como o azulejo. Essa classificação se dá em função da absorção de água, que faz com que esses tipos de revestimento sejam muito utilizados em áreas molhadas.

O Piso cerâmico apresenta um investimento menor que o porcelanato e o granito e, por essa razão possui um percentual significativo de participação nos pisos utilizados no nosso país. Contudo a escolha adequada do piso cerâmico pode garantir segurança e requinte ao seu lar.

Todo o piso cerâmico é classificado segundo uma escala de resistência à abrasão, que define a resistência que o mesmo oferece ao desgaste provocado pelo tráfego de pessoas. É por meio deste conceito que arquitetos e engenheiros especificam pisos que devem apresentar, por exemplo, alta resistência a arranhões. Produtos cerâmicos devem atender às prescrições estabelecidas pela norma técnica NBR 13818 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que fixa entre outros itens, as características exigíveis para fabricação, marcação e declarações em catálogos de placas cerâmicas para revestimento.

Para um melhor entendimento apresentamos abaixo, as classes de resistência à abrasão de produtos cerâmicos que você deve observar antes de adquirir tais produtos.

PEI 0 – o produto é recomendado somente para uso em paredes;

PEI 1 – o produto pode ser utilizado em banheiros residenciais, movimento baixo de pessoas e sem sujeira abrasiva;

PEI 2 – o produto pode ser utilizado em banheiros e dormitórios residenciais que não tenham sujeira abrasiva e apresentem movimento moderado de pessoas, não é indicado para regiões onde se tenha muito contato com areia.

PEI 3 – o produto pode ser utilizado em todas as dependências residenciais, da mesma forma não é indicado para regiões onde se tenha muito contato com areia.

PEI 4 – o produto pode ser utilizado em todas as dependências residenciais e pequenos ambientes comerciais como por exemplo: salas comerciais de shoppings ou galerias. Deve, contudo com pouca sujeira abrasiva;

PEI 5 – o produto pode ser utilizado em todas as dependências residenciais, comerciais e em algumas dependências industriais.

Pontos positivos:

Grande variedade disponível no mercado, preço acessível, alta resistência e durabilidade, impermeabilidade, praticidade, fácil limpeza, beleza.

Tipos de pisos cerâmicos mais comuns no mercado:

Há modelos foscos, esmaltados, lisos, com ranhuras, marmorizados, que imitam madeira, pedras, mosaicos ou tijolos.

Onde usar:

A utilização do piso cerâmico é bastante ampla, podendo ser aplicado em banheiros, cozinhas, quartos, salas e varandas. Seu uso abrange tanto áreas internas quantos áreas externas, sendo assentado em pisos e alvenarias.

Cuidados:

De nada adianta o revestimento ser de qualidade se não houver cuidados na sua instalação: existem dois tipos de argamassa para assentar cerâmica – o feito na obra (à base de cimento) e o industrializado (colante) – recomenda-se a utilização do último, devido ao seu maior desempenho.

Para a limpeza, os fabricantes indicam detergente neutro diluído em água. Não utilize ácido muriático não diluído e outros ácidos, porque eles queimam a camada de esmalte – nesse caso, a garantia da cerâmica é suspensa.

Ao adquirir o seu piso cerâmico tenha sempre dois cuidados adicionais com a quantidade: pelo menos de 10% de quebra (para cortes errados, problemas em alguma das peças, ou outros) e, uma reserva de piso para ser guardada, pois no momento em que tiveres necessidade de repor ou trocar uma das peças, dificilmente você a encontrará no mercado, em função da variedade e das mudanças em design e arquitetura que tem se acelerado nos últimos tempos. Portanto tenha uma reserva técnica do piso cerâmico escolhido, para quando for necessário.

Dicas:

As peças são adequadas de acordo com cada espaço que você deseja revestir. Há produtos específicos para áreas externas, internas, paredes e pisos – de alto e baixo tráfego.

Para cozinha e copa, opte por cores suaves, como branco e marfim.

sala permite que você até intercale duas cores.

Nos quartos, aposte em tons aconchegantes.

No banheiro vale ousar, com azul ou verde.

Se a casa for bem pequena, não faz mal revestir todo o ambiente com um único piso - nesse caso, use um neutro.

Para áreas sociais, escolha modelos lisos.

Cerâmicas que imitam madeira estão fora de moda.

Na dúvida, opte por peças de 30 cm x 30 cm, formato recomendado para todos os ambientes.

Para economizar na limpeza, escolha pisos escuros.

Evite assentar o piso na diagonal – isso diminui a sensação de espaço.

Na hora de escolher é importante estar atento a essas duas siglas: PEI (indica a resistência à abrasão e produtos (veja informações anteriores) e CA (indica o coeficiente de atrito).

O piso cerâmico pode ser utilizado também para revestir paredes, porém os revestimentos destinados a parede não podem ser utilizados como pisos, pois não atendem os critérios de durabilidade e segurança.

Lembre-se Piso Térmico é o parceiro ideal para qualquer tipo de piso.  Queremos que você tenha conhecimento e tranquilidade para escolher o piso que melhor combina com sua casa e com o seu estilo. O conforto térmico, esse nós lhe garantimos.

Cerâmica

Conheça mais sobre a nossa empresa. Acesse: www.pisotermico.com.br

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes