O bom e velho Azulejo está de volta!

Azulejo
O bom e velho azulejo está de volta. Muito utilizado em países orientais e na Europa, tendo sua disseminação no Brasil realizada através da cultura portuguesa, o azulejo se tornou peça comum em muitas residências brasileiras. Adormecido por um tempo, volta com novas roupagens e novas formas de uso, passando do simples ao requinte, dependendo das combinações e aplicações utilizadas.

Segundo a arquiteta Ana Luiza Neri o distanciamento do seu uso se deu muito por conta de ele ter se tornado um revestimento barato, portanto acessível, e presente em quase todas as áreas molhadas (banheiro, cozinha e áreas externas) de residências e espaços públicos. Contudo, de um passado remoto que volta a ser usado, seja na moda ou na arquitetura, tende a ter dois caminhos: o rastro vintage, porém “cool” que a peça possui, ou o ato de incorporar uma nova leitura, sendo assim contemporânea e super atual. Como não seria diferente com o nosso objeto de discussão da vez, o azulejo possui esses dois papéis no cenário do design de interiores.

Azulejos estampados estão invadindo as cozinhas e deixando os ambientes muito charmosos. Os modelos são os mais variados possíveis, mas cores fortes e painéis que imitam patchwork são apostas certeiras.

Muitas pessoas atribuem o termo azulejo a diversos tipos de piso. Contudo é importante se ter o entendimento das diferenças e, em especial do que difere o azulejo do piso cerâmico.

Impermeabilizado e com um brilho inovador, o azulejo é uma peça de cerâmica de pouca espessura tendo uma de suas faces vidrada, muito utilizado para a decoração de ambientes. Normalmente se apresenta em formato quadro ou retangular, em formatos menores que os atualmente encontrados no piso cerâmico.

A principal diferença entre o piso cerâmico e o azulejo, além dos tamanhos nos quais são encontrados, está na massa que compõe os dois tipos de revestimento. Os pisos cerâmicos precisam apresentar maior resistência por serem utilizados normalmente em áreas de maior trafego. Com isso emprega na sua fabricação, características apropriadas, que garantem menos absorção de água (cerca de 6%) do que os azulejos, que por sua vez, por ser um produto com características próprias de produto para parede apresenta maior absorção de água , para permitir máxima adesão entre placa cerâmica e argamassa, evitando o destacamento da parede. Além disso, por não serem utilizados normalmente em locais onde não existe tanto tráfego, são produtos com menor resistência mecânica e à abrasão.
Talvez seja um dos tipos de revestimento que apareça em maior proporção na história do povo oriental. Clique aqui e saiba mais sobre a história do azulejo para buscar informações interessantes sobre a história do Azulejo:

Pontos positivos:

Grande variedade de tons e texturas; impermeabilidade; coloração uniforme; acabamento fresco, limpo e eficaz; fácil de limpar.

Tipos de azulejo mais comuns no mercado:

Azulejos de cerâmica, Azulejos com/sem vidrado, Azulejos industriais (finos e fáceis de cortar), Azulejos artesanais (irregulares e mais espessos), Mosaicos, Azulejos curvos (melhor aplicação em peitoris de janelas e painéis), Azulejos para guarnições e frisos (decorativos), Azulejos espelhados (fixados com almofadas auto-adesivas).

Onde usar:

Podem ser utilizados em paredes e assoalhos de cozinhas, banheiros, piscinas e lavanderias. Na fachada de prédios e residências e também em mesas e bancadas de trabalho.

Cuidados:

Não requer maiores cuidados, apenas limpeza frequente.

Dicas:

Um tipo de piso, uma enorme variedade de estilos:
- Frescos, limpos e bonitos para um aspecto fantástico.
- Suaves, matizados, calorosos e coloridos para um estilo tradicional ou campestre.
- Perfeitos quando lisos, mas belos com padrões.

A sua cor e acabamento podem marcar um estilo, desde o moderno liso ao etnológico artesanal. Embora posso ser utilizado em piso e parede a maioria das aplicações do azulejo hoje realizadas contempla o uso em fachadas externas e em revestimento em paredes.

Contudo, se sua opção for por usar o azulejo como piso, não se preocupe, que embora, ele seja um tipo de piso frio, com o uso de um sistema de aquecimento de piso você casa perfeitamente a sua escolha com o seu conforto.

Lembre-se Piso Térmico é o parceiro ideal para qualquer tipo de piso. Queremos que você tenha conhecimento e tranquilidade para escolher o piso que melhor combina com sua casa e com o seu estilo. O conforto térmico, esse nós lhe garantimos.

Azulejo

Conheça mais sobre a nossa empresa. Acesse: www.pisotermico.com.br

Piso Térmico - Aquecimento de Ambientes